terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O novo herdeiro do Trono do Crisântemo

Jean Alex Tamazato


O novo herdeiro do Trono do Crisântemo recebeu dos pais, o Príncipe Akishino - filho mais novo do atual Imperador - e a Princesa Kiko, o nome de Hisahito. "Hisa" significa serenidade e permanência e o ideograma "hito", tradicional em nomes dos imperadores, significa virtuoso e "o mais elevado padrão moral".

A cerimônia Meimei no Gi, consiste em escrever o nome numa tira de papel artesanal japonês, que é colocado em uma caixa de madeira de kiri ao lado do travesseiro da criança. Na caixa também foi colocado o desenho de uma variedade japonesa de pinheiro, que será o emblema do Príncipe Hisahito.

Os nomes dos príncipes japoneses influenciam muito o público. Exemplo recente foi em 2001, quando nasceu a Princesa Aiko, prima de Hisahito, muitos pais colocaram o ideograma "ai", que significa amor, nos nomes das filhas.

Hisahito, primeiro filho varão nascido na família imperial desde 1965, passa a ocupar o terceiro lugar na linha de sucessão do Imperador Akihito, 73 anos, seu avô, depois do tio, o príncipe herdeiro Naruhito, 48 anos, e do pai, príncipe Akishino, 42 anos.

O Príncipe Akishino e a Princesa Kiko têm mais duas filhas, as princesas Mako nascida em 1991 e Kako nascida em 1994.

Página da Agência da Casa Imperial
http://www.kunaicho.go.jp/eindex.html

Nenhum comentário: